Em 2023, os clientes contrataram o escritório RUA 141 para fazer intervenções apartamento. O projeto teve como premissa a continuidade da linguagem criada em 2012, pelo Brasil Arquiretura, na reforma inicial. As intervenções feitas reforçam o respeito e a valorização do trabalho feito anteriormente. Restauramos o piso de cimento queimado na área social, descascamos a laje nervurada de concreto do hall, para manter a mesma linguagem da área social. Colocamos a iluminação voltada para a estrutura, para destaca-la de forma delicada. Para compor com a porta de correr amarela, trouxemos o quadro da artista brasileira Gabriela Costa, criando esse ponto de cor logo na entrada do apartamento.
Trouxemos mobiliários e objetos de designers brasileiros com linhas leves e sofisticadas para equilibrar a atmosfera brutalista. Como por exemplo a delicada Mesa Bank do Jader Almeida, em mármore nero marquina levigado e estrutura metálica. A qual está iluminada pela luminária Jabuticaba de Ana Neute, que parece flutuar no ambiente.
A estante em compensado naval, que estava presente em parte da área social e no escritório, continuamos o seu desenho para abraçar o living e jantar. Ela foi feita em parceria com a marcenaria Baraúna, a mesma marcenaria que havia executado a estante anterior.
Os elementos de serralheria foram projetados nessa segunda etapa, trazendo a leveza do metal e reforçando a linguagem industrial. A porta em vidro, que separa e ao mesmo tempo integra o terraço com a área social, foi desenhada para ter a abertura total do vão. Os bancos metálicos com pequena espessura fazem o contraponto com a estrutura bruta de concreto. As floreiras metálicas que ancoram os bancos, são o suporte para a vegetação tropical, que trouxe vida e textura para o apartamento.
São Paulo, Brasil
220m²
Rua 141
Fotógrafa:Cacá Bratke