Lar Batista do Campo Limpo, em São Paulo, onde vivem 17 crianças e adolescentes, de 0 a 17 anos. A convite da ONG Decor Social, idealizadora e coordenadora da ação, o RUA 141 desenvolveu o projeto geral da reforma e o da área de convívio das crianças, um espaço antes insalubre, com pouca iluminação, sem identidade, e que agora tornou-se um ambiente para as crianças brincarem, assistirem tv, fazerem deveres da escola e lerem livros.
O projeto teve como premissa ouvir os pequenos moradores, seus desejos e vontades. “Encontramos um local com muitos problemas estruturais na arquitetura, como infiltrações, problemas de elétrica e espaços com pouquíssima estrutura para a melhor vivência, aprendizagem e convívio”, explica a arquiteta Mona Singal.
Tendo este cenário, Mona Singal ouviu as crianças antes de criar o seu projeto. Uma delas, Emily, de 7 anos, fez um desenho que indicava o que gostaria de ver no espaço, um pedido singelo e que foi atendido: “flores nas paredes, mesa com cadeiras, sofá confortável e um tapete”.
Para viabilizá-lo, a arquiteta contou com o apoio de 34 empresas que doaram produtos e serviços (ver ao término do release a lista completa) para a sala de convívio.Elementos lúdicos, livros, brinquedos educativos e objetos criados por renomados designers brasileiros, como o puff de Regina Misk,imprimiram identidade, cores e novos usos para a sala de convívio.
As paredes também se destacam e foram pintadas à mão pela artista Bru Paschoarelli, diw letrista e letras da nat, que levou a natureza para dentro da casa. Já os mobiliários foram especificados para atender os diferentes grupos de idade que usariam a sala, enquanto a vegetação sobre a janela levou vida ao ambiente.
“Essa articulação entre Rua 141, nossos fornecedores e a ONG Decor Social é a ponte mais valiosa que podemos construir. Poder oferecer uma estrutura de qualidade, que normalmente especificamos para os nossos clientes particulares, é mostrar para elas, que elas também são merecedoras. E,do outro lado, sabemos que todos que apoiaram têm a real dimensão do impacto positivo de cada doação”, reforça a arquiteta Mona Singal.
São Paulo, Brasil
Rua 141
Fotógrafa: Nathalie Artaxo